Botucatu é endemica de chupa-cabras


[Hevelyn Costa, Luar do Sertão e Tristeza do Jeca]
--

Sou de Botucatu, terra dos bons ares, boas escolas e a terra com mais saci-pererê e sariri, por metro quadrado no mundo. Aqui também é o portal do reino subterrâneo da Escafandria e é uma região endemica de chupa-cabras e onças suçuaranas.

Aqui tem um grupo de Caiporicultores: Criadores de caiporas e também de avestruzes. Tem também perereca [sapinho] que é exclusivo e um elo perdido, pois não precisa do 'perereco' [estéril], para se reproduzir

Em Rubião Jr, a Igreja de Santo Antonio, tapa a boca de um vulcão extinto e onde é a unesp, pousou um disco voador. Da polícia, delegado e radialista, todos já viram discos voadores nos ceus da região e foi o local escolhido para Nossa Senhora anunciar o fim do mundo, nos anos 80, via emissora de rádio...

Botucatu é tão bom que alemães, holandeses, franceses e outros tais, fizeram uma comunidade que começou riponga e agora está virando paraiso dos endinheirados... Em Botucatu até professor universitário cai no golpe do bilhete premiado!

Aqui é o melhor lugar do mundo, pois não tem loucos. Um dia estava caminhando pela rua Amando e uma gentil moça, ergueu a saia e ofereceu, na frente de todos, ao sol do meio-dia: 'quer chupar!'.
Apesar da torcida de todos que viam a cena, declinei...
Um da torcida fala mais alto: 'Vai...' e ainda fazia gestos de estar me empurrando em direção da moça desejosa de sucção.
"Estou atrasado" respondo...
Ainda escuto em minha apressada caminhada: 'Vai cara, hoje voce não vai conseguir outra dessa"
Ela resmungou contrariada: "é viado, deixa...!" e faz movimentos de desprezo com o ombro.

Todos rimos, estamos em Botucatu, terra da fraternidade e amor livre, onde começa o Oeste Paulista, centro de SP, onde o Maluf emprega honestamente seu rico dinheirinho, distribuindo salários, impostos e tem uma floresta de arvores. Em Botucatu, com todo o respeito, até o Maluf é honesto...

Botucatu é a terra da fé. Tanto que aqui nasceu o primeiro cisma catolico brasileiro: A Igreja Catolica Apostolica Brasileira. Teve ainda um dos primeiros templos evangélicos do Brasil, a Presbiteriana.

Um dia, [outra história da fé] Antonio Caldas e eu estavamos conversando em frente à Galeria, da Amando. Dois barbudos comunistas do PCdoB, vestiamos camisas brancas, calças jeans e sandalias. Não era, mas parecia uniforme de comunista sectario.

Uma mulher pára em nossa frente, esboça um sorriso e diz, olhando à mim e ao atual vereador comunista: 'que lindos'.

Caldas na dúvida, diz baixinho: 'e pra voce haroldo'. Respeitosamente fui cortez. 'Tenho certeza que é para voce'.

Ela interrompe a conversa e pede para darmos uma benção.
- 'Que lindo. Voces não bezem eu' ... e fica olhando em nossa direção...

-'Eu não acredito no que estou vendo', diz Caldas, rindo e colocando a mão, em meu ombro: 'Benze voce, que tu tem mais cara de padre..."

Ela de novo pede a benção e pergunta quem é Pedro e Matheus. 'Não somos nós minha senhora. Certamente a senhora está nos confundindo com outras pessoas", diz corajosamente o grandão Caldas.

"Os apostolos de Jesus!" começa a querer gritar na rua.

- 'Que o poder de deus lhe tire tudo de ruim', digo com minhas mãos sobre os ombros da mulher que ameaçava se ajoelhar, enquanto o Caldas tentava mante-la em pé...

"- Minha senhora que lado a senhora está indo", pergunta educadamente o professor Caldas. Ela aponta para baixo, nos para o alto... Em Botucatu comunista faz sessão descarrego e não pede dizimo...

Na história universal, somos uma cidade guerreira

[to nisi tis afroditis, A Ilha de Afrodite, de mikis theodorakis, 1964, mito parecida com TRisteza do Jeca, comprovando que os gregos inspiraram-se em nossa secular cultura]]
--

Pergunte a qualquer botucatuense, para não parecer que estou mentindo: somos o único município no Brasil e no mundo a declarar Guerra à Inglaterra. Nossa coragem acovardou o imperio britanico, pois nunca ousaram aceitar o desafio e mandar caravelas com soldados. Guerrearam contra a Argentina, desviando de Botucatu. Nem os gauchos ousaram invadir nossa região...

Tem - é verdade - até heroi da Guerra da Secessão Americana, enterrado no cemitério local: o Major Robert Meriwether e seu filho William Meriwether, além de Henry O. Burton, conhecido pelo apelido de "marcumbode', conforme atesta o site historia de Botucatu.cjb.net. Os bravos querem ser enterrados em Botucatu.

Aqui é terra de nascimento de libertadores: é aqui, por exemplo, que nasceu o libertador das arabias, Lawrence das Arabias, conforme atesta o livro do academico Armando Moraes Delmanto e onde o milionário brasileiro, Lineu de Paula Machado fez um dos primeiros jóqueis do Brasil e criou puro-sangue ingles, conforme estará publicado no livro que Fernando Moraes lançará em breve.

Somos a terra da ciencia e tecnologia
Sabe onde o soro anti-ofídico começou a ser inventado, no Brasil e na França, por Vital Brasil. Em Botucatu, na Amando de Barros, onde é hoje a Casa dos Óculos.

Esta em Botucatu a mais antiga fábrica de aviões do Brasil e uma das mais antigas do mundo: a Aeronautica Neiva, subsidiária da Embraer. Os melhores onibus do Brasil e do mundo são feitos por mãos botucatuenses na Induscar e Irizar.

Na gelada Antartida, parte da base brasileira foi feita por pioneiros desbravadores botucatuenses e até na ONU, tem juiza brasileira... Antes de um presidente brasileiro chegar ao continente gelado, havia décadas, os botucatuenses já haviam estado por lá!

Em Botucatu, por exemplo, alem de criadores de sacis, a FCA da Unesp, não tem vergonha de discutir quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha! Até guru indiano vem à Botucatu [Amit Goswami], para falar sobre o caos do universo, dada a nossa importancia cosmica!

A academia de medicina, em seu Hospital das Clinicas/FM/Unesp, por via das dúvidas, sem constrangimento, têm uma Capela Ecumênica, simples, de madeira, no meio do Hospital. Se a torcida pela vida não dá certo, vai orar pela alma... Só a Faculdade de Medicina de Botucatu forma Enfermeiros e Medicos de corpo e alma, no mundo!

[Tonico e Tinoco]
--

Nossa gente e habitos
O dia que voce for aos céus e estiver na frente de Deus, pergunte onde ele nasceu: não se assuste se ele disser que foi em Botucatu...Quem é de Botucatu sabe que Deus não é brasileiro e sim botucatuense, Ao menos de coração!

Voce passa a vida inteira sem saber o nome ou conversar com o vizinho: O dia em que ele morrer vai passar um carro de som na rua dizendo: faleceu hoje nesta cidade, o senhor Haroldo Amaral, seu féretro sairá hoje às 17 hs [antes do happy hour], para o cemitério ... , ai repete em tom dramatico: Noticiamos o falecimento... Só em Botucatu a morte é saudada com sonoros avisos

Sabe quem canta o 'hino de Botucatu"? O cantor Daniel! Sabe onde nasceu a top model Camila Finn. Sabe onde nasceu a deusa pornô Tamiry Chiavary?

Felipe Massa, por exemplo, nasceu em São Paulo, mas para pilotar a Ferrari, teve de aprender a dirigir em Botucatu! Sabe onde nasceu a apresentadora da Rede 7 da Italia, Karina Michelin? O Alcides Nogueira, Italo Rossi O Zé Maria, do Coringão e da Seleção Tri-campeã, não só nasceu em Botucatu, como no Lageado.

O astronauta brasileiro nasceu em Bauru, mas sabe o local onde o padre Landell pesquisou as primeiras emissões de rádio do mundo? Nas torres de nossa Catedral. No final das contas, se Botucatu não existisse, Bauru não existiria, assim, não haveria astronauta brasileiro, nem o maior concorrente do McDonald´s, o sanduiche Bauru. Tudo por nossa causa! Não se chega à Bauru, se não passar por Botucatu....

O Gasparini que foi prefeito de Bauru, não seria, se não fosse parente dos Gasparinis de Botucatu, ora essa! Os bauruenses nunca comeriam pizza na vida, se o Popolo não saisse de Botucatu, para montar a sua cantina naquela cidade...

Sabe onde foi feito o veiculo que tansportou o Papa nos anos 80?:Em Botucatu, na Caio! Não se assuste se o proximo Papa for de Botucatu. O vice presidente da CNBB é de Botucatu. O presidente da primeira tv catolica do Brasil, nasceu em Sorocaba, mas foi primeiro seminárista e depois padre no passar pelo Seminário local!

A nossa Diocese foi uma das 10 primeiras do Brasil, isso há cem anos! Só em Botucatu houve greve de padre, desde a implantação do Cristianismo, há cerca de 2000 anos.

O petróleo é nosso e a água também
De inveja, os paises de lingua espanhola - com apoio dos lacaios do Norte - atentaram contra o maior reservatório subterrâneo de agua doce do mundo - um oceano, agora chamado Guarani, mas era até os anos 80, Aquifero Botucatu.

Se descobrirem petroleo no município, não será surpresa para os botucatuense: Monteiro Lobato, na defesa da criação da Petrobras, cita pesquisas realizadas por ele nesta cidade e o nosso amigo Paulo Maluf, botucatuense que é, quando criou a Petropaulo, mandou perfurar no bairro rural do Piapara, onde achou agua sulfurosa...

O amor de Maluf por Botucatu, por exemplo, é um caso antigo, da mesma época em que ele se apaixonou por São Paulo, como ele mesmo disse. "O Paulo Maluf quis transferir a Capital dos Paulistas para Botucatu. Eles [os paulistanos, campineiros e santistas], não deixaram..."

Maluf tem razão sobre nossa força. Em disputas no passado, já encaramos Campinas, que desejava uma Faculdade de Medicina, nos anos 60. Para não desagradar a terceira mais importante cidade paulista, [Campinas], o governo criou duas. Durante a Ditadura fomos a primeira cidade do interior a jogar ovos no governador de então, antecipando a luta das Diretas, 25 anos antes.

Antes de o MST inventar invasão dos prédios do governo e congresso, já treinavamos invasão em seminários. A nossa grandeza é tanta que Ielo é prefeito de Botucatu e Rei em Botumirim-MG, embaixador de Jequié-BA e Papa-votos do PT!

Botucatu já quis se separar do Estado de São Paulo, dada a sua importancia! Só recuamos pois Brasilia e São Paulo nos acuaram com a Constituição. Sabedores que somos, São Paulo e o Brasil, deixariam de existir sem nosso apoio. Já demos até um senador para a Republica. Em São Paulo, só perdemos para a Capital.

Botucatu tem bons ares, pois é tão alta, mas tão alta, que para chegarmos à Santos, nosso litoral, temos de descer duas serras... Acima de nós o Ceu e o Himalaia.

A primeira Santa do Brasil, foi freira em Botucatu, Itatinga e Avaré, quando eram vilas de Botucatu! Que os homens de pouca fé, creiam, mas também, o primeiro Santo brasileiro, não seria Santo brasileiro, se antes do milagre que salvou uma vida em Potunduva, distrito de Jaú, não tivesse passado antes, por Botucatu...

Ninguém chega ao pai, como Santo, se não passar pela área de nossa Arquidiocese, que o Vaticano, em Roma, temendo a ira de Deus, criou junto com outras pequenas cidades rivais de Botucatu: Ribeirão Preto e Campinas.

Eu nasci nesta terra que tem mais história que as mil e uma noites de estórias...Aqui temos 153 anos de histórias

" Nada vos oferto
além destas mortes
de que me alimento

Caminhos não há
Mas os pés na grama
os inventarão

Aqui se inicia
uma viagem clara
para a encantação

Fonte, flor em fogo,
quem é que nos espera
por detrás da noite ?

Nada vos sovino:
com a minha incerteza
vos ilumino"


PRIMEIROS ANOS

Para uma vida de merda
nasci em 1930
na rua dos prazeres

Nas tábuas velhas do assoalho
por onde me arrastei
conheci baratas, formigas carregando espadas
caranguejeiras
que nada me ensinaram
exceto o terror

Em frente ao muro negro no quintal
as galinhas ciscavam, o girassol
Gritava asfixiado
longe longe do mar
(longe do amor)

E no entanto o mar jazia perto
detrás de mirantes e palmeiras
embrulhado em seu barulho azul

E as tardes sonoras
rolavam
sobre nossos telhados
sobre nossas vidas .
Do meu quarto
ouvia o século XX
farfalhando nas árvores lá fora.

Depois me suspenderam pela gola
me esfregaram na lama
me chutaram os colhões
e me soltaram zonzo
em plena capital do país
sem ter sequer uma arma na mão.

Comentários

  1. Muito bom.......
    Gostei da parte dos chupa-cabas.

    ResponderExcluir
  2. FANTÁSTICO, POUCOS SABEM DE TUDO ISSO E POR ISSO QUE DEFENDO QUE NOSSA CULTURA É UMA DAS MAIS RICAS DO BRASIL.. PARABÉNS E SUGIRO DIVULGAR ISSO AOS 4 VENTOS.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ,Haroldo, muito legal, a materia completa,para nossos conhecimentos gerais de nossa querida terra, Botucatu .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas