Nasceu em Conchas, viveu em Botucatu, bispo é vice da CNBB

O novo vice presidente da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, D. Luiz Soares Vieira, nasceu em Conchas e viveu parte de sua juventude em Botucatu, onde ainda tem parentes.

Um deles é José Celso Soares Vieira, da Academia Botucatuense de Letras e colunista de A Gazeta de Botucatu, que é irmão do novo vice da CNBB, eleito na manhã desta quinta-feira, em Itaici.

D. Luiz Soares Vieira é o quinto Arcebispo da Arquidiocese do Amazonas. Antes ele havia sido vice-reitor do Seminário São José, de Botucatu e padre em Chavantes, na região de Ourinhos.

D. Luiz conseguiu mais de 2/3 dos votos dos bispos brasileiros e assumiu o cargo de vice presidente da maior entidade católica do mundo.

O presidente eleito é o Arcebispo de Mariana [MG], D. Geraldo Lyrio Rocha. Segundo a CNBB, Dom Luiz Soares Vieira, nasceu em Conchas [SP], em 1937.

D. Luiz Soares foi nomeado arcebispo do Amazonas, em novembro de 1991. Tem como lema: "Servir não ser servido".

Antes de assumir a igreja Católica do Amazonas, foi bispo de Macapá [AP] de 1984 a 1991; vice-presidente da CNBB, Regional Norte 2; vice-presidente do Regional Norte 1; delegado na Conferência de Santo Domingo; Presidente do Regional Norte 1; delegado à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em Aparecida, de 13 a 31 de maio.

Entre outras atividades no clero católico, D. Luiz Soares foi Vice-reitor do Seminário São José em Botucatu, padre em Apucarana (PR), Arapongas (PR); Reitor do Seminário de Filosofia de Apucarana (PR); Diretor das Faculdades de Arapongas (PR).

[fotos:Canção Nova e Portal Amazonia]

Comentários

Postagens mais visitadas