FCA e Incra lançam mapa da terra

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu [FCA] e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais [Fepaf], em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), lançaram o livro ´Mapa de Fertilidade dos Solos de Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo’, no último dia 24.

A obra é o resultado do programa “Desenvolvimento e capacitação de agricultores no uso de técnicas para correção do solo em assentamentos rurais”. Trata-se do primeiro atlas direcionado para os solos dos assentamentos, com o objetivo de ser distribuído aos órgãos públicos para trabalharem de forma planejada.

O projeto realizou o diagnóstico da qualidade do solo, a prescrição da quantidade exata do calcário e uma tabela sobre o teor de nutrientes e a condição química ideal para as culturas mais freqüentes nos assentamentos.

“Nossos alunos desenvolveram atividades grupais, com palestras e discussões de sensibilização e conscientização dos assentados, além de ensinar o procedimento de coleta de amostras”, conta o professor Osmar de Carvalho Bueno, da FCA, um dos coordenadores do projeto. [foto]“A idéia não é apenas coletar amostras, mas discutir a importância de cuidar desse solo”.

A partir das amostras, foram realizadas 7.122 análises de solo pelos laboratórios do Departamento de Recursos Naturais – setor de Ciência do Solo – da FCA, sob a coordenação dos professores Roberto Lyra Villas-Bôas e Dirceu Maximino Fernandes. Cada gleba analisada recebeu sua recomendação individualizada para a correção do solo.

Iniciado em abril de 2005, o projeto recebeu investimentos de mais de R$ 1,2 milhão, destinados ao treinamento dos assentados e à entrega de calcário a 53 assentamentos do Estado de São Paulo.

Recursos

Foram distribuídas 10.072 toneladas de calcário, totalizando 3.561 famílias beneficiadas em 38 municípios. “Esse é, certamente, um dos maiores projetos de extensão da Unesp”, afirmou o professor Leonardo Bull, diretor da Agronomia.

O professor Büll ressaltou o valor das informações trazidas pelo atlas. “Com base nesses dados, temos que nos esforçar para levar a tecnologia a esses assentados e incluí-los, definitivamente, na cadeia do agronegócio brasileiro”.

Mapa envolveu várias instituições

A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em Campinas, com a presença do diretor da FCA, professor Leonardo Theodoro Büll; professor Edivaldo Velini, diretor da Fepaf; Elizaide Seixas Manghirmalane, da Superintendência Regional do Incra em São Paulo; Francisco Bernal Simões, coordenador da CATI, representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento e a professora Sonia Bergamasco, da Feagri/ Unicamp. [fotos: assessoria]

Comentários

Postagens mais visitadas