Vice da CNBB foi 'padre rebelde' em Botucatu
Por Gesiel Júnior
Especial para o entrelinhas.
Com 219 votos, o arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, 70, foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Ao lado do novo presidente, dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG), ele passa a ser uma das mais importantes vozes do episcopado brasileiro.
Ex-aluno do Seminário de Botucatu, nos anos cinqüenta, Vieira é natural de Conchas, onde nasceu a 2 de maio de 1937. Filho de Luiz Carlos Vieira e de Judit Soares Vieira, tem dois irmãos: Amaury, coronel do Exército na reserva, e José Celso, professor aposentado que vive em Botucatu.
Em recente entrevista, dom Luiz fez balanço de suas atividades pastorais na capital amazonense.
“Nestes anos à frente da arquidiocese, tivemos enormes ganhos que foram colheitas de sementes anteriormente plantadas. Conseguimos ter casas ou igrejas em todas as periferias de Manaus. Devagar vamos consolidando nossas comunidades. Temos um planejamento participativo. Somos uma Igreja alegre com forte presença de jovens”, afirmou.
Ordenado sacerdote em Roma, no ano de 1960, o então padre Luiz exerceu a função de vice-reitor do Seminário São José, de Botucatu. Foi também pároco da cidade de Chavantes.
Mas em 1969, ele deixou a arquidiocese por discordar da nomeação de dom Vicente Zioni para arcebispo de Botucatu. Chamados de “padres rebeldes”, ele e cerca de vinte religiosos foram atuar em outras comunidades.
Mais tarde, ele reconciliou-se com dom Zioni, a quem visita sempre que passa férias em Botucatu.
Vieira transferiu-se para a diocese de Apucarana (PR) e fixou-se em Arapongas, onde foi diretor de faculdade, vigário geral e administrador diocesano. Em 1984, o papa João Paulo II o nomeou bispo de Macapá (AP) e, em 1991, promoveu-o a arcebispo de Manaus (AM).
Tem como lema: "Servir, não ser servido" e exerceu importantes funções na região amazônica, como a de vice-presidente do Regional Norte 2, vice-presidente do Regional Norte 1, delegado na Conferência de Santo Domingo e presidente do Regional Norte 1.
Dom Luiz atua como delegado à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, que acontece em Aparecida (SP), de 13 a 31 de maio, e que teve a presença do papa Bento XVI.
Em comemoração aos 70 anos de idade e 15 anos como arcebispo de Manaus, dom Luiz lança o livro ‘Uma luz na floresta’, que reúne diversos artigos relacionados à região amazônica, publicados em jornais de Manaus.
O lançamento foi realizado no Palácio Rio Negro, no dia 26 de abril. No dia 28 de abril, foi celebrada uma missa em ação de graças, na Catedral Metropolitana em comemoração a seu aniversário.
Comentários
Postar um comentário