Lua encara o Sol, com Eclipse até as 8h23!

Ao contrário do que propaga falso e-mail que circula na internet, Marte não está se aproximando da Terra e nem está ficando do tamanho da Lua cheia.

Segundo o site especializado em astronomia e tecnologia espacial apolo11.com, ainda nesta madrugada, a Lua vai literalmente ser escondida pela sombra da Terra. E isso não é boato, é um eclipse total da lua.

É um eclipse total da Lua, que acontece sempre que nosso satélite se encontra do lado oposto ao Sol. Assim, eclipses desse tipo somente ocorrem quando a Lua está em sua fase cheia.

De acordo com cálculos astronômicos, nesta terça-feira a Lua permanecerá completamente imersa no cone de sombra da Terra durante 91 minutos.

Esse período é 16 minutos menor que a máxima duração que um evento desse tipo permite, que é de 107 minutos. O eclipse total tem início às 06h52 pelo Horário de Brasília e segue até às 08h23, mas antes desse período as diversas fases podem ser apreciadas.

O eclipse poderá ser visto de qualquer parte do Brasil, mas como ocorre com a Lua próxima ao horizonte oeste, a maior parte das cidades não verá a lua totalmente eclipsada, com exceção daquelas localizadas no extremo oeste da Região Norte do país.


Marte se aproxima e vai ficar
do tamanho da Lua cheia!

Circula na internet um e-mail informando que no dia 27 de agosto o planeta Marte vai se aproximar tanto da Terra, que seu tamanho aparente será semelhante ao da Lua cheia. De acordo com o e-mail, nos últimos 60 mil anos, o planeta vermelho nunca se aproximou tanto da Terra...

Informa o site Apolo11.com, que a 'notícia' não passa de um boato, que todos os anos ressurge nesta mesma época.

O e-mail começou em 2003, no mesmo dia 27 de agosto, quando a distância entre a Terra e Marte chegou a apenas 55.7 milhões de quilômetros, realmente a menor distância nos últimos 60 mil anos.

As maiores aproximações entre os dois planetas são registradas quando a oposição de Marte ocorre ao mesmo tempo em que o planeta vermelho está em seu periélio.

Essa coincidência orbital ocorre sempre próxima ao dia 27 de agosto, mas somente a cada 79 anos. As últimas ocorreram no ano de 1924 e de 2003. A próxima só em 2082.
Para quem não sabe, oposição de Marte é o alinhamento formado entre o planeta, a Terra e o Sol e periélio é a menor distância de um planeta em relação ao Sol.

Esse ano não acontecerá essa coincidência, já que a oposição de Marte se dará no dia 24 de dezembro, e a distância mínima no dia 18 de dezembro.

Em 2003 a distância entre os dois planetas foi de 55.7 milhões de quilômetros. Em 18 de dezembro deste ano, será muito maior, passando de 88 milhões de quilômetros, diz o site.

Na aproximação de 2003 o diâmetro estimado do planeta era de 25 segundos de arco. Este ano não deve superar 16 segundos.

Para se ter uma idéia do que isso significa, basta dizer que a Lua têm um diâmetro aparente de 30 minutos de arco, ou seja, 1800 segundos. Para que Marte seja visto do tamanho da Lua cheia vai ser necessário um telescópio com pelo menos 100 vezes de aumento.
[apolo11.com]

Comentários

Postagens mais visitadas