Os presos são mesmo autores do atentado?

Algumas duvidas sobre a prisão dos bandidos amadores que explodiram por acidente a Dise de Botucatu:

O 'esclarecimento' do atentado contra a DISE tem algo de estranho: O estranho mais evidente foi o uso politico feito pelo governo e pela Policia Civil no caso: primeiro só o seccional informava a imprensa, depois com o tempo, a imprensa de Botucatu foi isolada e apenas os 'grande' veiculos passaram a ser informados com precisão sobre os movimentos da policia.

Enquanto todos na cidade e região não tinham os nomes dos 'bandidos' que explodiram a DISE, o Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, informava com exclusividade, dois nomes com prisão preventiva; os jornalistas de 'segunda categoria' com limitações de abrangência de seus veiculos, 'regionais', ficavam nos segredos de investigação, incluindo algumas emissoras de televisão.

Nesta quinta-feira, 4, Sorocaba foi escolhida para divulgar a informação de que haviam sido presas algumas pessoas que explodiram a unidade policial. Os delegados que apareceram em 'rede nacional e regional' informaram que o crime estava esclarecido e mostraram os bandidos, que mesmo estando presos 'há varios dias' não teriam confirmado a participação no crime.

Um dos presos - de Botucatu - foi detido no final de semana, levado para o Deic de São Paulo, depois para Sorocaba e retornou para Botucatu, onde estará na [superlotada] cadeia local, nesta mesma quinta, com 199 pessoas, onde a capacidade é de 60.

Depois do banner da Delegacia de Sorocaba e a DIG de Sorocaba serem mostrados na teve 'nacional', como resolvedores do caso, o seccional de Botucatu deu entrevista por telefone, à Radio Municipalista, por volta das 17 horas, onde confirmou que nenhum dos presos assumiu a autoria do crime. "Eles so faltaram dizer que estavam em uma missa naquela madrugada e não praticando o crime", disse em certo trecho.

Entre as provas apresentadas, estão uma arma calibre 38 apreendida em Lençóis Paulista e uma nota fiscal, em nome de uma pessoa que teve sua prisão preventiva determinada pela Justiça de Lençois Paulista: Eduardo Luiz Ribeiro e Devair José de Sá, segundo o JB do Rio de Janeiro.

Até agora a policia civil e o governo do estado não recuperaram os quase 100 quilos de drogas e as armas do Estado, que foram roubadas no dia 10 de novembro. Ao menos encontraram o veiculo usado no crime, em Santa Maria da Serra; o cofre queimado em um canavial e alguns foram presos, que negam participação no crime e estão provisoriamente detidos até que as provas sejam associadas a eles.

O jornal O Globo do RJ, informou em seu site, nesta quinta-feira, que ao todo são 16 criminosos e que 10 estão presos, mas só 5 foram mostrados em Sorocaba. Onde estão os outros?

Ainda segundo a Policia, a explosão foi feita por 'amadores' e não pelo PCC - Primeiro Comando da Capital. O PCC, alias, saiu da boca de alguns delegados que investigavam o caso, depois que o Secretario de Segurança, o Delegado Geral e o Delegado Regional estiveram em Botucatu, em uma visita de apoio à policia local.

Se não são do PCC ou associados ao crime organizado, como pode, entre os presos, ter pessoas de Botucatu, Lençois Paulista, Bauru, Itapetininga, Campinas e São Paulo, como os 'grandes' jornais divulgaram nesta quinta-feira?

Como faz para reunir tantos bandidos 'doidões' de lugares tão distantes?. Não seria mais facil e seguro cruzar a fronteira do Paraguai, Bolivia e Colombia para conseguir armas e drogas, do que roubar uma caminhonete, invadir uma delegacia e ainda explodi-la por inexperiencia.

Qual era o objetivo dos criminosos: roubar as armas, as drogas, queimar processos ou explodir a delegacia, usando gasolina ou dinamite?

Ainda mais uma duvida: Foi revelado que havia uma pessoa ferida, devido a explosão. Ora, prenderam todos os bandiso saudaveis e o bandido machucado, certamente com inumeras dificuldades, possivelmente por queimadura, ainda não foi localizado?

No lugar do PCC veio a incerteza da autoria do atentado e posteriormente a explosão foi um 'acidente' dos amadores detidos e apresentados nesta quinta-feira.

Alem de 'amadores' devem ser 'retardados mentais' e totalmente 'sem noção de perigo e amor proprio' dada a audacia em reunir pessoas de lugares tão distantes, planejar e invadir uma delegacia de uma cidade conhecida por delegados e investigadores que põe ponto final na carreira de muitos bandidos, que realmente mostra eficiencia e tem um excelente resultado em seu trabalho.

Se são tão amadores, já deveriam ter informado onde estão as armas, onde está o bandido queimado, onde venderam as drogas que haviam sido apreendidas e que esses aloprados do mundo do crime roubaram, feito bandido grande ou do PCC...?

Quem vai querer roubar a delegacia de entorpecente que so neste ano já prendeu mais de 30 traficantes, inclusive uma quadrilha internacional. As provas usadas contra a lider dessa quadrilha foram tão substanciais, que ela dificilmente sairá da cadeia. Ora se tem traficante internacional em Botucatu, que consegue se articular com os barões do crime no exterior, não tem uma organização criminosa, ao menos associada a esses bandidos?

É bem verdade que entre os criminosos presos, possa existir alguem que saiba algo mais do que foi divulgado, mas quem conhece o submundo do crime sabe que 'boca fechada' é semelhante às 'palavras da biblia': é um dogma sagrado e certamente, se souber, não abrirá a boca, pois morre em cinco minutos, graças aos milhares de telefones que utilizam dentro dos presidios. Se o crime organizado mata autoridades e juizes, que dirá de um 'ladrão de delegacia pé de chinelo', ainda mais preso.

Tomara que passado o sufoco do governo nessa questão de ter uma delegacia explodida durante uma greve de repercussão nacional, graças aos baixos salarios dos delegados e investigadores, esses mesmos profissionais que prometeram eficiencia no serviço, continuem investigando e a ultima ponta do novelo seja desfeito e todos os culpados sejam presos...

Se ja estão presos, muito bem, mas tem algo no ar, que não combina com o trabalho que os botucatuenses estão acostumados a testemunhar da nossa eficiente policia civil.

São algumas duvidas que poderiam ser esclarecidas, se as autoridades de Sorocaba, que vieram a esta cidade, um dia depois do humilhante atentado, tivessem apresentado os tais bandidos aqui mesmo.
---
[Do site entrelinhas.com]
redacao@entrelinhas.com

Comentários

  1. Sinônimo de desrespeito com a imprensa local. As colocações desse artigo são pertinentes e chegou o momento de agirmos igual agiram conosco. O respeito é algo mútuo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas