Cem dias de bolero, rock'n roll ou punk rock?

[inspirado nos velhos tempos do Vitrine Viva]


[Take this waltz, de Federico Garcia Lorca, por Leonard Cohen]

O prefeito João Cury ao assumir o governo apresentou uma série de garantias de que sua administração passaria por avaliações regulares, a começar pelos primeiros cem dias, prazo vencido nos primeiros dias de abril. O site 'entrelinhas.com' cumpre o dever de observar alguns pontos que se segue: Entre 1 de janeiro e 14 de abril, mais de cem dias se passaram e a tal avaliação não foi feita e se foi não foi divulgado nenhuma das conclusões à imprensa.

Alguns secretários aparentemente não entraram no ritmo de governo, outros entraram e já sairam; ja houve a mudança de um sub-secretário, [Industria] e se diz que na sub-secretaria de imprensa também, [embora nada de mudança tenha sido comunicado oficialmente]...

Muitas das promessas afirmativas ainda estão emperradas na forma de gestão de trabalho ou então na burocracia de secretarios e sub-secretários que ainda não se acostumaram com o funcionamento da 'máquina publica'. O trabalho envolvendo as diversas secretarias afins, se confirmaram em algumas pastas, mas não em todas.

O prefeito e vice João Cury Neto e Antonio Caldas Jr, estão a cada dia que passa assumindo compromissos que levam em conta a qualidade de vida e o melhoramento da administração publicas, mas na hora de implementar os projetos, emperra. Outro dia - para exemplificar - o prefeito e vice estavam de cabelos em pé, para resolver o repasse de recursos para a Associação de Proteção aos Animais - APA, castrar animais. O projeto estava sendo 'estudado' ao melhor estilo 'petista do governo anterior' havia alguns meses. Ainda falta resolver o que fazer com as centenas de caes soltos na cidade, por não ter um canil e trabalho de recepção de animais errantes e indesejados...

Na área mais critica, Saúde, alguns passos importantes foram dados, em que pese, em menor escala, o Pronto Socorro Municipal ainda estar negando atendimento, graças a greves de médicos que não são feitas de acordo com a legislação trabalhista, onde quem paga precisa ser avisado com antecedencia de ao menos 24 horas. Mesmo assim ninguem encara o problema e os medicos desse hospital fazem o que querem, aproveitando-se da crise e fragilidade do setor.

Há algumas semanas um movimento grevista insurgiu-se contra a direção do Hospital Sorocabana, convenio com a Faculdade de Medicina e Secretaria de Saúde, por conta do atraso de pagamentos. Enquanto isso o cidadão 'pagou o pato' na fila do precario atendimento médico, com um cartaz muito conhecido desde a gestão passada: 'não temos médico'. Ainda nos dias atuais, o paciente inseguro com o atendimento, liga para saber se tem médico atendendo no Pronto Socorro....

A promessa de campanha, de impedir as viagens para exames de tomografia em Laranjal Paulista foram eliminadas com a inclusão de compras de serviços de tomografia no Hospital Misericordia Botucatuense. Mas até na solução teve problemas: de uma hora para outra o atendimento que era feito na rua General Teles, foi encerrado e levado para as instalações do Hospital, sem que o gestor de saúde fosse devidamente comunicado.

Filas se formaram de doentes esperando atendimento e o serviço municipal na rede de saúde, encaminhando os pacientes para exames na rua General Teles, quando o atendimento estava sendo feito na Misericordia Botucatuense. Levou 2 dias para ajustar-se os ponteiros entre a Misericordia e a Secretaria Municipal de Saúde. Agora não há mais problemas.

Promessa de avanço na saude existe: Um PS no setor Sul e outro no setor Norte. No Sul, será feito atendimento de urgencia e emergencia, no PS que foi iniciado na gestão petista e até agora não foi concluido devido a erros primários no projeto e falta de aprovação da Vigilancia Sanitária.

Um convênio com uma empresa privada de médicos está em andamento para sanar o problema de atendimento no PS/Norte, que passará a funcionar em área maior no Hospital Sorocabana. O atendimento no PS/Sul deverá ser feito com medicos da prefeitura, mas isso quando o PS estiver funcionando...

Do ponto de vista de modernização da gestão publica, a grande promessa era a criação da ouvidoria, que embora esteja funcionando há meses, somente neste feriado de 14 de abril passa a funcionar em local adequado. [Também o que esperar de um prédio com décadas sem manutenção e que chegou a pegar fogo].

Apesar de ser um passo adiante, a falta de estrutura da prefeitura, principalmente a Secretaria de Obras, não está dando conta das reclamações encaminhadas pelos cidadãos à ouvidoria e nos encontros com o prefeito às sextas-feiras. Há dias em que o engenheiro titular da pasta, só falta pegar na enxada para resolver problemas dos municipes.

As promessas de casas populares estão aos poucos sendo efetivadas, mas de verdade o trabalhador botucatuense ainda não tem a segurança de afirmar que de fato sairão neste ano... Seriam cem em Rubião e outras cem na região do Jardim Monte-Mor.

Por enquanto em Botucatu, moradia popular é com o Sindicato dos Comerciários, de Sérgio Ortiz, que continua tentando destravar um conjunto habitacional, o mesmo que faz mais de 4 anos foi barrado na gestão petista, sob argumento de impacto ambiental negativo.

Enquanto o prefeito não convoca seu secretariado para a tal avaliação prometida, já se percebe que alguns secretários não estão dançando no ritmo rock'n roll tucano/comunista de João Cury e Caldas Jr, e ficam no bolero. Dançam bonito no salão, mas são para serem vistos, noticiados, pois na hora de suar a camisa, melhor sentar-se e ver o chefe dar show 'politico'.

Alguns secretários padecem resolutividade: Quer deixar o prefeito ansioso e talvez até perdendo a noite de sono, apresente um problema que ele não possa resolver rapidamente ou em 24 horas. Tem celular de secretário e [sub] que acaba bateria de tanto que ele liga e cobra solução...

Por vezes, cobrado publicamente em encontros ou entrevistas, João Cury apresenta soluções a problemas e encaminha as ordens aos secretários, que não as recebem, [por vezes], bem, pois são conflitantes com as reuniões de trabalho de cem dias atrás, onde o prefeito dizia que respeitaria e discutiria as soluções de governo.

Por enquanto algumas secretarias não podem ser avaliadas corretamente 'devido a culpa do governo anterior'. Realmente na gestão 'anterior' alguns secretários deixaram suas pastas em estado lastimável, quer seja no encaminhamento de trabalhos publicos em andamento, quanto do estado de conservação de seus escritorios e repartições.

Mas fica nisso. Em cem dias não houve nenhum trabalho proposto publicamente ou em reuniões de trabalho, mesmo em condições 'precarias de trabalho'. Recentemente ate o deputado Milton Flávio - embora bem discretarmente- queixou-se que em uma reunião com o Secretário Geraldo Alckmin, onde se discutiu pela 'milesima' vez a entrada da Fatec e a logistica viária daquela região, um secretário ou assessor não pode comparecer, por uma ou outra razão. Ora, faz 5 anos que o problema existe, pessoas já morreram pelo improviso na região e não teve um representante do municipio nesse encontro?

Não deve ser fácil ocupar o cargo de prefeito e vice de Botucatu e pior ainda ser assessor, secretário e sub-secretário de João Cury Neto, que deseja resolver problemas estruturais graves antigos e que não foram devidamente tratados em gestões anteriores, mas urge que o ritmo de governo proposto seja cumprido.

Objetivamente quem não conseguir entender o 'barulho' da pista, que retorne com os cumprimentos e agradecimentos dos cidadãos botucatuenses ao conforto de seus escritorios, pois o ritmo que se projeta nos proximos meses, tendo em vista a eleição, queda de arrecadação, projetada em torno de R$ 8 milhões apenas neste ano, vai sair o rock'n roll que já não acompanham e se colocará na pista o ritmo punk, onde não dá para ficar valsando e dançando bonito.


SOM DOS 100 DIAS
As organizações entrelinhas[.com e blog] escolheram as .... musicas dos cem dias

1] A canção dos amigos e apoiadores de qualquer tipo de governo...Amigos que oferecem a João e Caldas, lembrando de nossa serra do luar com Leila Pinheiro...

[Leila Pinheiro - Serra do Luar]

2] Os amigos que não se envolvem em politica e so falam em ingles e frances...oferecem cem dias de Amy Winehouse....

[Amy Winehouse, you know i'm no good]

3] Os botucatuenses que vivem criticando e achando tudo isso um saco... Os ultra modernos que vivem dizendo que botucudo é tudo caipira e só falam em ingles...oferecem sweet home alabama, para ter um paralelo em ingles, pois em portugues é um porre... Leningrad cowboys, para ser bem diferente mesmo e caipira ao mesmo tempo

[Sweet home Alabama, Leningrad Cowboys]

4] Os tucanos e os comunistas que defendem as suas historias politicas e familiares encontram eco na voz franca de Valter Franco...

[quem puxa os seus.. Walter Franco]

5] Quem perdeu e está em busca de uma boquinha, cantarola esta cançao de
Wildner Wander, apostando na vida...

[Eu tenho uma camiseta escrita eu te amo, Wander Wildner]

6] O ex-prefeito Mário Ielo manda um recado para os cem dias de reinado tucano, apostando que a compra de votos não virou fumaça politica....

[Não aprendi a dizer adeus, Leandro e Leonardo]

7] Fumaça é inocente na parada

[Fumaça, por Fumaça


8]Os inconformados com o tucanismo comunista, buscam inspiração em Elis Regina...

[Como nossos pais... Elis Regina]

9] Os comunistas mais modernos oferecem ao professor bossa nova, a Internacional, punk rock...

[Garotos podres, A internacional]

10] Pedro que muitos querem esquecer e não apareceu na historia até agora, também tem de ser ouvido:

[Meu amigo Pedro, Raul Seixas, em cover de Paulinho Abreu e Roller Rockers]

11] Botucatu, em 154 anos não deixa de ser um baita lugar...

[Jupiter Maça, um lugar do caralho]



redacao@entrelinhas.com

Comentários

Postagens mais visitadas