100 anos de D. Helder Camara

:: NOVO DELEGADO
:: BICHO PARADO
No dia em que foi anunciada a nomeação de Antonio Soares da Costa Neto, como novo delegado seccional de policia, os viciados em 'jogos de bicho' em Botucatu tiveram de procurar as unidades de saúde, para conseguir calmantes.

É que os conhecidos pontos de jogos ilegais não aceitaram palpites dos jogadores, alegando que o sistema estava suspenso na sexta-feira. Neste sábado alguns pontos de jogo do bicho funcionaram normalmente.

Apesar de existir e ser do conhecimento da população, muitas vezes proximos a lotericas da CEF, faz muitos anos que nenhum 'bicheiro' de Botucatu é flagrado na contravenção pela policia.

Antonio Soares da Costa Neto, o 'Toninho Marvadeza', conhecido por sua pratica radical no combate ao crime, por vezes, considerado excessivo por seus criticos, é tido intolerante a qualquer tipo de ilegalidade.

A substituição de Tadeu de Campos Castro por Antonio Soares da Costa Neto não surtiu qualquer efeito nos crimes violentos em Botucatu: foram 3 furtos qualificados e 2 roubos.

O maior foi o roubo na loja Ponto Frio, na rua Amando de Barros, de onde os ladrões levaram um caminhão de produtos da loja. De acordo com as emissoras de radio de Botucatu o prejuizo da nova marca do grupo Pão de Açucar foi alto.

Às 5h00 da manhã um posto de combustivel foi roubado por dois motociclistas, na avenida Floriano Peixoto. Foi o sexto roubo a posto de combustivel em Botucatu nos últimos seis meses.

Ou seja, por mais temido que seja no meio policial, só a nomeação de Antonio Soares da Costa Neto não resolveu nada e a população de Botucatu continua refem e carente de segurança.
::
:: O CENTENÁRIO DE
:: D. HELDER CÃMARA
::
Na semana passada completaria 100 anos de nascimento uma das figuras contemporaneas mais importantes para o movimento social brasileiro e internacional, o cearense, Dom Hélder Câmara.

Ótimo que a tua mão ajude o vôo... Mas que ela jamais se atreva a tomar o lugar das asas...

O religioso desempenhou um papel fundamental para o fortalecimento da Teologia da Libertação, defendendo uma Igreja comprometida com o povo brasileiro.

Dom Hélder, designado para ser o arcebispo da cidade de Olinda e Recife, chegou a capital pernambucana nos primeiros dias do Golpe Militar de 1964.

Pela coragem de dizer “não” ao regime militar e denunciar publicamente as atrocidades cometidas pela ditadura, o “arcebispo vermelho”, como era conhecido, foi perseguido e censurado pelos militares.

A primeira coisa que fez quando assumiu a arcebispado de Olinda e Recife foi dispensar as pompas e mordomias do Palácio dos Manguinhos, para fixar sua residência em um humilde alojamento nos fundos da Igreja das Fronteiras.
AOS SINCEROS, DEUS PERDOA
Não grites incoerência
hipocrisia,
falsidade,
sem a coragem cristã
de olhar primeiro,
mas a fundo
bem a fundo,
teu próprio rosto.

Certa vez perguntaram a D. Helder como seria o novo seculo 2000: “Meu filho, no ano 2000 haverá miséria, talvez mais do que hoje. O que eu quero é colocar a questão da fome na agenda dos governantes e da sociedade”.

Na semana em que ele completou 100 anos, a ONU divulgou que 1 Bilhão de pessoas no mundo estão passando fome.

::
:: DOM HELDER CAMARA:
:: O MESTRE DA PAZ
::

|TV CULTURA|

::
:: MILTON FLÁVIO X MAJOR OLIMPIO
::
O plenario da Assembléia Legislativa esquentou nesta semana com o debate entre os deputados Milton Flávio, de Botucatu, e o Major Olimpio, lider dos policiais civis e militares de São Paulo.

A discussão acalorada começou por conta da ideia d Milton Flávio de fazer uma 'perestroika' nas homenagens a militares ligados a tortura em São Paulo, retirando nomeações de homenagens em orgãos publicos e evoluiu até para produtos comprados pela Secretaria de Educação, que continham erros.

Milton Flávio disse que está analisando a possibilidade de levar a discussão na comissão de ética da Assembléia Legislativa.
::
::SOLEDAD VIEDMA
::
No mês de julho/2009, será lançado pela editora 'Boitempo Editorial' o livro 'Soledad no Recife', do escritor Urariano Mota.

Soledad Barret Viedma, era militante da VPR - Vanguarda Popular Revolucionária, organização politica que optou pelo confronto guerrilheiro, durante a ditadura.

Ela foi presa, torturada e morta nos porões da Ditadura Militar, no Recife, em 1973, grávida de 6 meses e traída pelo namorado. Ela foi entregue ao delegado Sergio Paranhos Fleury pelo namorado, o agente infiltrado e dedo duro Cabo Anselmo, que aliás não era cabo e sim Marinheiro de "primeira classe'.

O livro de Uriano Mota é um relato comovido e comovente, de dois personagens históricos da trama, Daniel, aliás, Cabo Anselmo e Soledad, a jovem idealista paraguaia que dedicou-se no Brasil a lutar contra a ditadura e foi assassinada, com os demais companheiros.

Soledad Barret Viedma, traida pelo companheiro, cabo Anselmo, que anda pedindo anistia ao governo Brasileiro, foi homenageada pelo cantor e compositor uruguaio Daniel Viglietti:

|Daniel Viglietti | Soledad Barret|
::
:: JUDEUS BOICOTAM ISRAEL
::
Na primeira assembléia geral ordinária nos dias 13 e 14 de junho, a organização “Vozes Judaicas Independentes “ do Canadá votou pela adesão à campanha internacional em apoio ao apelo palestino de boicote, alienação e sanções contra Israel.

Esta decisão torna a “ Vozes Judias Independentes” a primeira organização judaica no mundo a tomar esse tipo de iniciativa, pela autodeterminação do povo Palestino em um territorio proprio e sem estar subordinado e paises e federações internacionais, com legislação propria, constituição, forças armadas e outras caracteristicas instituicionais que caracterizam uma Nação.
::
:: PORTUGUESES EXPULSARAM
:: JUDEUS DO BRASIL
::
Para a Historia: Em 1645, Portugal entrou em guerra contra a Holanda numa disputa pelas terras do Brasil. Após nove anos de conflito, os portugueses prevaleceram.

A principal conseqüência para os judeus, que vieram ao pais, foi a expulsão do Brasil. Os 'Cristãos-Novos' foram deportados para Lisboa, julgados e executados. 600 judeus voltaram para a Holanda e 23 foram para Nova Amsterdã, atualmente Nova Iorque.
::
::YOM YERUSHALAIM
::
Neste dia 22 de junho, [28° dia de Iyar-primavera, 8º mês do calendario civil hebraico], comemora-se a reunificação de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias em 1967.

Para os judeus sionistas, conservadores, liberais e progressistas, trata-se de um evento com significado religioso, uma vez que o Monte do Templo e o Muro Ocidental retornaram à soberania judaica pela primeira vez desde o ano 70 da Era Comum-DC-Depois de Cristo.

Ao mesmo tempo, a reunificação trouxe consigo a mais ampla e irrestrita liberdade de religião, expressão e locomoção.

Pela primeira vez em 19 anos, os lugares santos foram abertos a visitantes de todos os credos, e assim tem sido desde então.
::
:: A MOSCA DA FOLHA
:: E A DE OBAMA
::
A Folha de São Paulo para livra-se do editorial da Ditabranda, convocou alguns dos seus maiores colunistas para fazer uma campanha publicitária, uma vez que o cadastro de assinante, dizem está diminuindo.

Invocou no centro espirita o roqueiro baiano Raul Seixas e a 'Mosca na sopa' para dizer que ela está ali, 'fazendo jornalismo', incomodando como uma 'mosca fomenta'

Cuidado folha, pois lá nos Estados Unidos, o presidente Barack Hussein Obama, matou a mosca e pediu para o cinegrafista mostrar
::
:: GEOGRAFIA DO MIGUEL
::
O professor de geografia Miguel lançou um completo site sobre geografia.

O professor antes de ocupar as cadeiras do magisteria, ocupada os controles da Radio Municipalista AM nos anos 80. Formado em Geografia, dedicou-se a formatar um site que é uma enciclopedia da área, com dedicação aos assuntos relacionados à Botucatu e regiao.

Quem precisar de informação e pesquisa, acesse o tocolando.

Por lá informações economicas, geograficas, sociais, ambientais e outras áreas do conhecimento.
::
::MERCEDES SOSA
::

|Duerme Negrito| Mercedes Sosa|
::
:: O DIPLOMA DE JORNALISTA
::
Os sites jornalistasdaweb.com.br e blog do Rovai estão repercutindo todas as variantes sobre a decisão do judiciario brasileiro, derrubando a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercicio da profissão.

Comentários

  1. Grato pelo comentário sobre "Soledad no Recife", o meu próximo livro. Mas esclareço que sou Urariano Mota, não Uriano.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas