Duas datas: dia 14 e 26 de julho

Botucatu tem duas datas de comemoração às origens do municipio. Uma é o dia 14 de abril, data da elevação de povoado/Vila, para Freguesia/Municipio, tornando-se independente de Itapetininga e a outra é o dia 26 de julho, Dia de Santana.

A doação da terra foi feita por José Gomes Pinheiro, em 23 de dezembro de 1843 [Imagem ao lado e transcrição abaixo], prevendo oferta a SantAnna e a comemoração, no dia 26, por Lei Municipal, do ex-vereador Valdir Duarte Florencio, nos anos 90.

No domingo, dia 26, acontecem atividades comemorativas relativas à Padroeira de Botucatu com Missa Festiva e procissão em celebração à Nossa Senhora de Sant'Anna.

As 10h00 será realizada missa italiana e às 16h00 missa celebrada pelo Arcebispo de Botucatu D. Mauricio Grotto Camargo. No periodo da noite acontece quermesse na praça da Catedral, com duplas sertanejas.

Neste sábado às 10h00, será realizada missa 'Raizes' e posteriormente quermesse e almoço onde será servido 'Porco no Rolete'. A noite acontece shows com duplas sertanejas.

Desde o dia 23 acontece triduo religioso, com missas às 19 horas.

Sant'Anna foi homenageada pelo doador das terras que deram origem à Botucatu, destinando um área para a construção de um templo. [Ao lado]
::
:: SANTANA É AVÓ DE JESUS
::
A homenagem a Nossa Senhora de Sant'Ana é mais comum na Igreja Católica Ortodoxa do Oriente. No Brasil existem diversos templos Católicos Romanos, que prestam homenagens a Santana, como em Botucatu, sede da Arquidioce Metropolitana.

Na Bíblia Sagrada há poucas referencias a Sant'Anna. Ana [Graça em Hebraico] era esposa de Joaquim, avós de Maria, casada com José e segundo o Evangelho Apócrifo de Tiago, era da familia do sacerdote hebreu Araão, irmão de Moises. Joaquim avô de Jesus, era outro pertencente à gênese dos Hebreus, pertencente à familia Real de Davi.

O culto a Sant'Anna é antigo entre cristãos do Oriente e no ocidente a celebração à avó de Jesus começa no século VIII, principalmente na região onde hoje é a Alemanha.

Em 1378 a data foi oficializada elo Papa Urbano IV, em 1584 o Papa Gregorio XIII fixou a data de 26 de julho dedicada a Nossa Senhora de Sant'Anna e ampliado, em 1879, a todas as igrejas do mundo, pelo Papa Leão XIII. Antes, em 1623 a fé a santa é ampliada com aparições em Auray, na França.
::
:: NO CINEMA
::
No cinema e na biblia existem poucas referencias à Santana, mas o filme, a Historia do Natal - The Nativity Story, [2006], logo no inicio percebe-se a presença da Santa Catolica, vivida pela atriz e diretora árabe-palestina Hiam Abbass, nascida em Nazareth, Israel, mesma região de Sant'Ana e de origem do Cristianismo.

O diretor do filme Mike Rich, estudou os 4 Evangelhos e consultou teologos Protestantes, Católicos e Judeus, historiadores e peritos em ecumenismo e reproduziu quase que fielmente o periodo da anunciação de Jesus, começando com a apresentação de Maria ao Rabino que prevê o nascimento do Messias:

|The Nativity Story|

[Imagens doação de terras, do jornal Mais Botucatu/Acervo Francisco Marins, imagens de Santana Leonardo da Vinci]
Clique na imagem para ampliar

Comentários

Postagens mais visitadas