Coisas ditas, pensadas e não executadas!

MAIS VALIA
"O que vale mais num trabalho é a dedicação do trabalhador. O
que lavra a terra com dedicação tem mais mérito religioso do que poderia obter com mil orações sem nada fazer. Aquele que diz uma palavra injusta pode enganar o seu semelhante, mas não enganará a Deus. Deus está sempre à tua porta, na pessoa dos teus irmãos de todo o mundo. O que semeia milho, semeia a religião. Não trabalhar é um pecado."
Friedrich Nietzsche, Assim falava Zaratrusta

DOS COMUNISTAS
"É falso amoldar o Programa a certas necessidades táticas puramente momentâneas e transitórias. As concessões para fins imediatos, justas do ponto-de-vista tático, não são, porém, permissíveis num documento de princípios como o Programa. As questões fundamentais devem ser aí claramente colocadas, ocupando o primeiro lugar a questão da conquista revolucionária do poder político. Os fins e as tarefas de luta que o Programa traça não se podem subordinar, por exemplo, às forças de que o Partido dispõe no momento. Não se situa, portanto, no terreno programático, a objeção de que tal ou qual ponto do Programa pode assustar um aliado ou não ser compreendido por certos setores das massas, convindo, assim, "suavizá-lo", "adoçá-lo", encobri-lo com eufemismos. No terreno do Programa do Partido, o que cabe examinar é se os seus objetivos são realizáveis pela revolução antiimperialista e agrária antifeudal, se os seus objetivos refletem com exatidão científica as necessidades imperiosas para o progresso econômico e social da nação brasileira e os interesses fundamentais da classe operária e do povo".
[de Diogene Arruda Câmara]
secretário do c.central
congresso PCB 1954

DOS PETISTAS
O Partido dos Trabalhadores pretende que o povo decida o que fazer da riqueza produzida e dos recursos naturais do país. As riquezas naturais, que até hoje só têm servido aos interesses do grande capital nacional e internacional, deverão ser postas a serviço do bemestar da coletividade. Para isso é preciso que as decisões sobre a economia se submetam aos interesses populares.
Mas esses interesses não prevalecerão enquanto o poder político não expressar uma real representação popular, fundada nas organizações de base, para que se efetive o poder de decisão dos trabalhadores sobre a economia e os demais níveis da sociedade.
(Do Manifesto de fundação do PT)

O SOCIALISMO DO PT
O PT não concebe o socialismo como um futuro inevitável, a ser produzido necessariamente pelas leis econômicas do capitalismo. Para nós, o socialismo é um projeto humano cuja realização é impensável sem a luta consciente dos explorados e oprimidos.
Um projeto que, por essa razão, só será de fato emancipador na medida em que o concebemos como tal, ou seja, como necessidade e ideal das massas oprimidas, capaz de desenvolver uma consciência e um movimento efetivamente libertários. Daí porque recuperar a dimensão ética da política é condição essencial para o restabelecimento da unidade entre o socialismo e humanismo.


NADA É IMPOSSIVEL DE MUDAR

PARA AS PRIMEIRAS ADVERSÁRIAS

Comentários

Postagens mais visitadas