Hemocentro quase sem sangue

Os estoques de sangue do Hemocentro de Botucatu estão abaixo limite de segurança e se não houve reposição mínima dos estoques, inúmeras cirurgias, não só em Botucatu, como na região atendida pelo órgão, poderão ser suspensas.

“Hoje, por exemplo, temos apenas uma bolsa de sangue do tipo ‘O negativo’ e corremos risco de suspender as cirurgias programadas”, disse o médico Pedro Bonequini Jr.

Os estoques de sangue ficaram abaixo do nível de segurança devido ao apoio que o Hemocentro deu aos trabalhadores envolvidos em acidente na rodovia João Mellão, próximo a Itaporanga, onde morreram 8 pessoas e outras 21 ficaram feridas.

“Foi um acidente de grandes proporções com vítimas graves onde tivemos de enviar muitas bolsas de sangue. Para se ter uma idéia, entre os acidentados graves havia uma pessoa com sangue 0 negativo. Esse tipo de sangue pode ser usado em outras pessoas, mas quem tem esse tipo de sangue não aceita outro”, explicou Pedro Bonequini.

Para recompor o estoque Bonequini está convidando os antigos e novos doadores e comparecerem à unidade. “Estamos precisando que nossos doadores compareçam ao Hemocentro. A doação é rápida, no máximo 40 minutos”, diz.

O doador precisa estar saudável, não ter tomado álcool nas últimas horas ou estar em tratamento que utiliza medicamento como antibióticos. “Nossa equipe faz antes uma entrevista e depois fazemos a coleta”, disse.


||Não seja um 'maldito' verme sanguessuga, salve uma vida, doe sangue||

Comentários

Postagens mais visitadas