FMB pesquisa Engenharia de Tecidos

A Engenharia de Tecidos é uma técnica que vem sendo aprimorada no meio científico e aplicada em estudos por pesquisadores da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu, que trabalham aprimorando o procedimento de reconstrução da traquéia.

Por enquanto o procedimento de Engenharia de Tecidos está sendo estudado em coelhos, para análise das células repovoadas com células do receptor e reinseridos, sem rejeição.

Os elevados custos do procedimento ainda limitam sua aplicação de rotina nos centros cirúrgicos.

De acordo com os pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Tecidos do Hemocentro do Hospital das Clínicas da FMB, coordenados pelo professor Raul Ruiz Júnior, resultados de experimentos em coelhos mostraram que uma via respiratória gerada pelo procedimento pode ser “construída” com propriedades mecânicas que permitem um funcionamento normal, livre dos riscos de rejeição.

A Engenharia de Tecidos já tornou possível a substituição da traqueia em paciente que apresentava uma lesão chamada estenose, que obstrui o órgão e atinge entre 10% e 19% da população mundial.

A principal causa da estenose traqueal é a intubação oral prolongada nos pacientes que necessitam de respiração artificial em unidades de terapia intensiva. Os sintomas da estenose traqueal são: falta de ar, rouquidão e respiração ruidosa.

Comentários

Postagens mais visitadas